A 2ª BICICLETADA DF foi um sucesso!
Pedalantes do DF ocuparam a cidade para reinvindicar seu espaço nas ruas. O ponto culminante foi o fechamento do EIXÃO NORTE para a passagem do comboio.
A BICICLETADA DF contou com o apoio da PM, que parou o tráfego de carros no Eixão e criou uma bela imagem, com os motoristas parados observando as bicicletas e seus condutores se integrando ao trânsito.
BICICLETAD |
Os integrantes do comboio se manifestaram a favor da imediata institucionalização das ciclofaixas em todo o DF, e não somente das ciclovias, aumentando consideravelmente as opções para quem usa a bicicleta como meio de transporte para ir trabalhar.
A utilização da ciclofaixa é uma tendência mundial, pois é sabido que a bicicleta é o meio de transporte mais rápido para as curtas distâncias nas cidades engarrafadas.
Em países como Dinamarca, Alemanha, Suiça, Bélgica, Holanda e Colômbia, entre outros, a bicicleta é vastamente utilizada pela população, que conta com ciclofaixas compartilhadas e usa a bicicleta para se locomover para o trabalho, levar os filhos à escola, compras e lazer.
Os ônibus e vagões de metrô contam com espaço para o ciclista e sua bike, e fazem a inteligente integração entre os modais de transporte, contribuindo para tornar as cidades mais humanas e saudáveis.
Nova York conta com uma boa rede de ciclofaixas, e a bicicleta é mais usada a cada dia.
Será levado ao GDF o pedido para que a Esplanada dos ministérios e Eixões tenham ciclofaixas nos dois sentidos. Solicitaremos, também, a diminuição da velocidade dos carros nas vias L-4 norte/sul e eixão norte/sul.
Agradecemos a participação de membros de vários grupos do DF:
Aventura Brasília
Cidade Livre Mtb
Coroas do Cerrado
Mountain Bike Brasília
Pedal Noturno DF
PikíDaTrilha
Rebas do Cerrado
Saia na Trilha
Vai Encarar
Velha Tribo
Diversos populares, estudantes da Unb e IESB
Apoio:
Movimento Bicicleta Livre
Rodas da Paz
Agradecemos à PMDF pelo apoio com batedores.
Confecção dos cartazes de divulgação: Júlio Zammer
Até a próxima BICICLETADA DF
UM BOM EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO DE TRÂNSITO NO BRASIL
por Ana Cristina Neves   Fonte:Uol
Crédito: RankBrasil |
Cada vez mais surge a consciência de que a responsabilidade por um trânsito seguro e trafegável é, acima de tudo, do próprio cidadão. Com isso logicamente não se isenta as falhas dos órgãos e entidades responsáveis pelo trânsito em cada estado ou município. No Paraná esse engajamento tem sido percebido já que a Diretran (Diretoria de Trânsito de Curitiba) recebe de 50 a 60 solicitações da sociedade, por mês, de instalação de radares e lombadas eletrônicas.
Curitiba é prova de que um trânsito seguro e eficiente é responsabilidade conjunta. A capital paranaense criou em 1997 o programa Cidadão em Trânsito. Esse programa é basicamente formado pela engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o Trânsito, e em 2002, apenas 5 anos depois da criação do programa, Curitiba foi apontada como a capital brasileira com menor índice de mortes no trânsito. Esse fator torna-se mais importante quando descobrimos que nesse mesmo período a frota em Curitiba aumentou 27,52%, ou seja, diminuíram os acidentes mesmo com um aumento considerável da frota.
A engenharia de trânsito através desse programa tem garantido soluções eficientes:
- novos binários, a partir de ruas paralelas com sentido contrário, organizando o fluxo de veículos;
- abertura de novas avenidas;
- investimento maciço nas sinalizações das ruas;
- criação de novos e renovação dos já existentes eixos de transporte público;
- criação de corredores de segurança, na Operação Escola, que organizou o embarque e desembarque de alunos nas escolas;
- criação da Diretran - Diretoria de Trânsito de Curitiba - referência de qualidade no Brasil, sendo copiada em outros municípios brasileiros.
O sucesso ocorre porque a engenharia de tráfego e a fiscalização não funcionam isoladamente, mas como ações integradas, buscando mudanças no comportamento de motoristas e pedestres, através de ampla política de educação e, em alguns casos, reeducação para o trânsito.
Com um sistema que oferece canaletas exclusivas para ônibus (o que melhora em muito o fluxo nos horários de pico), estações-tubo, Linha Turismo, entre outros, Curitiba possui um sistema de transporte coletivo tido como um dos mais modernos e eficientes do Brasil. Pagando apenas uma passagem é possível andar a cidade inteira, devido aos terminais que permitem a integração. O transporte é feito em categorias: alimentador, convencional, linha direta, interbairros, expressos, circular centro, interhospitais, linha turismo, sendo que o Circular-Sul atende cerca de 70 mil pessoas a cada dia, e o Leste-Oeste ganhou ônibus bi-articulados, aqueles que parecem ter uma sanfona no meio, tornando-se mais eficiente e confortável para 140 mil pessoas.
Crédito: RankBrasil |
Por causa do sucesso do projeto curitibano, a capital paranaense será sede do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que ocorrerá em 2009 com data a ser definida.
Um comentário:
Foi linda essa bicicletada!
Na próxima estarei lá.
beijo
Marlene Araújo
Postar um comentário